Um novo projeto pessoal: o Hey, Pepita bot!

Desde o começo do ano, eu estava com alguns dias de férias marcados agora em Julho. Altas expectativas, viagens planejadas, meus pais viriam me visitar… mas o Covid-19 decidiu estragar tudo. 😢 Conclusão: as férias chegaram e eu fiquei em casa. Decidi fazer o quê? Primeiro, dar uma descansada, porque eu não sou de ferro. 😆 Depois, decidi sentar e finalizar um projeto pessoal que eu estava muitíssimo empolgada quando comecei e depois acabou ficando um pouco de lado por conta da correria da vida: o bot Hey, Pepita no Telegram!

Kermit, o sapo, comemorando sentado em cima de uma escrivaninha.

De onde nasceu a ideia para o Hey, Pepita bot?

Caso você esteja perdido e não entende o que a expressão Hey, Pepita significa, vou te explicar: existe uma funkeira brasileira maravilhosa chamada Priscila, que atende com o nome artístico de Pepita. E o que a Pepita faz além de sucesso? Praticamente todos os dias, ela grava vários stories no Instagram com mensagens motivacionais de bom dia. E eu simplesmente adoro essas mensagens!

O problema é o seguinte: quando eu conseguia ver essas mensagens, eram um bom dia com gostinho de boa tarde (porque, né, a Pepita grava os stories no fuso do Brasil e eu estou em Lisboa). Eu queria muito poder receber a mensagem na hora que eu acordasse, nem que fosse a mensagem do dia anterior. Então pensei:

E se eu fizer um bot? O Hey, Pepita bot? Eu mando um comando de bom dia e ele me responde com a mensagem que eu preciso?

E lá fui eu pesquisar se a solução era viável. De cara, percebi que não conseguiria pegar os stories da Pepita, então fui para o Twitter, que imaginei que fosse mais fácil de utilizar. E de fato foi! Acabei construindo o meu bot pegando as mensagens do Twitter da Pepita e utilizando o recurso de bots do Telegram.

Imagem do Telegram, no qual eu mandei uma mensagem de "bom dia" e recebi de volta um dos tweets da Pepita, com a mensagem "Boa segunda e uma ótima semana"

Já dá pra usar? Tá publicado em algum lugar?

Então… ainda não. 😩 Primeiro que eu ainda não terminei ele completamente. Ele já tem as principais funcionalidades prontas e funciona quando eu executo o projeto localmente (quando em execução, quando você manda uma mensagem para o bot, ele responde). Porém eu ainda não construí o Windows Service que ficaria rodando em segundo plano.

Fora que: não achei nenhum servidor onde eu pudesse hospedá-lo. Aceito dicas de algum! (Preferencialmente gratuito 😅).

Caso você tenha interesse em dar uma olhada no código, fique à vontade! Ele já está atualizadinho lá no meu GitHub.

O que você ainda quer e pretende fazer?

Eu dividi em duas partes: novas funcionalidades e melhorias.

Em relação às novas funcionalidades, o que eu preciso de fato fazer é:

  • Criar o Windows Service que vai fazer o programa rodar sem parar e em segundo plano
  • Adicionar o comando “Hey, Pepita”, que retornaria um áudio para o usuário

Em relação às melhorias, o que eu ainda quero trabalhar em cima é:

  • Adicionar testes automatizados para os principais métodos
  • Terminar de implementar logs para ter melhor controle sobre os processos
  • Implementar o design pattern de Chain of Responsibility em uma certa parte do código

Quais tecnologias estão nesse projeto e por quê?

Eu decidi fazer o projeto em C# (.NET 4.6.1) porque eu gosto. Honestamente, C# é a minha linguagem de programação favorita e fazia muito tempo que eu não programava só para me divertir. Decidi fazer esse projeto em C# para isso: me divertir com a linguagem que eu amo e não me preocupar em precisar aprender alguma nova.

Decidi usar os bots do Telegram porque achei o processo de criação de um bot muito fácil e toda a documentação deles é maravilhosa. Muito fácil mesmo de entender e bem didática. Eu nem me aventurei em pesquisar como fazer bots no Whatsapp, para ser sincera.

E por fim, decidi usar o Twitter para resgatar os posts de bom dia pois também achei muito material na internet sobre conexões com a API do Twitter. Em relação ao Instagram, encontrei pouquíssima coisa e isso me desanimou um pouco (claro que eu posso ter procurado pouco também). Mas quem sabe um dia eu não integro também o Instagram aqui? É uma ideia! 🤔

Gif daPepita batendo palmas

O que você aprendeu até agora com o Hey, Pepita bot?

Olha, confesso que não houve grandes aprendizados com ele, afinal de contas eu estou na linguagem que é a minha zona de conforto. Mas foi muito legal ver algo que me propus a desenvolver funcionando! Ainda mais com tantas integrações com sistemas diferentes que eu nunca tinha mexido!

Agora sei criar um app no Twitter e sei fazer a conexão com ele, assim como sei fazer isso também no Telegram. E sei fazer os dois “conversarem” de certa forma! Me sinto muito poderosa quando, de fato, consigo fazer o básico do que me prometi!


Pretendo continuar a trabalhar nesse bot até finalizar tudo o que eu coloquei na lista ali em cima. Por enquanto, vou dar uma pausa novamente e aproveitar meu restinho de férias fazendo outras coisas que não programar.

Prometo que, conforme eu avançar, trago novidades sobre ele aqui! E também vai sempre ter atualizações mais pontuais no meu Twitter, que não exige tanta edição e uma escrita tão… bonitinha 😅 Também pretendo fazer conteúdo aqui com base no que eu desenvolvi nesse projeto, como ligação com a app do Twitter ou relacionado aos bots no Telegram, o que vocês acham?

Muito obrigada por chegar até aqui e sigo com o aviso de sempre: feedbacks e sugestões são sempre muito bem vindas! 💕✨

Gif da Pepita mexendo as mãos e saindo um arco íris dela

Posts relacionados

Como converter timestamp Unix para DateTime?

2 comentários em “Um novo projeto pessoal: o Hey, Pepita bot!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.