Como mudar o número de usuários máximo do seu teste de carga de maneira fácil

Recentemente, fiquei responsável na minha equipe por desenvolver testes automatizados e de carga no sistema. Foi um desafio novo: por mais que eu já tivesse feito alguns testes automatizados antes, começar tudo do zero era algo que eu nunca tinha feito; especialmente os testes de carga, que eu nem sabia que eram possíveis de serem feitos tão fácil pelo Visual Studio.

Depois de desenvolvidos os testes automatizados e criados vários testes de carga diferentes a partir deles (cada um deles com seu próprio .loadtest), foi me pedido uma alteração específica, nos testes de carga que eram executados por tempo: que o número máximo de browsers que fossem abertos fossem 15 (inicialmente foi programado 25).

Já irritada, pensei: vou ter que apagar todos os testes e criar de novo, porque essa é uma das informações que é definida em uma espécie de wizard de criação de testes de carga.

Print screen do wizard de criação de testes de carga do Visual Studio

Mas como eu sou brasileira e não desisto nunca, fui procurar se havia alguma maneira mais fácil de alterar os testes sem precisar apagar tudo e fazer de novo. E existe!

Antes de mais nada, você pode encontrar a solução original aqui.

A grande questão é: todo arquivo .loadtest é, no fundo, no fundo, um arquivo XML; por mais que esteja vestido de interface amigável para nós.

Print de um arquivo .loadtest do Visual Studio
Para aqueles que não o conhecem, estejam apresentados.

O grande truque é: abrir o arquivo .loadtest como XML, e aí conseguimos alterar facilmente a quantidade de usuários máximos do nosso teste.

É só clicar com o botão direito no .loadtest que deseja abrir como XML, clicar em Open With… e selecionar a opção XML (Text) Editor.

Print da tela de Open With..., com a opção XML (Text) Editor selecionada

Depois de aberto, é só procurar a tag LoadProfile, que é a tag que especifica o número de usuários. Eu optei por usar o padrão de Constant Load, então a minha tag (que está dentro da tag Scenario) está dessa forma:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LoadTest>
  <Scenarios>
    <Scenario>
      <LoadProfile Pattern="Constant" InitialUsers="15" />

Logo, foi só mudar ali o valor de InitialUsers, voltar a abrir o meu arquivo como Load Test Editor (Default) (a primeira opção dentro da janela do Open With…) e feito! Terei os testes rodando com 15 usuários 😄

Caso você tenha optado por usar o padrão de Step Load quando criou seu teste de carga, sua tag ficará dessa forma:

oadTest>
  <Scenarios>
    <Scenario>
      <LoadProfile Pattern="Step"
          InitialUsers="1" MaxUsers="500"
          StepUsers="1" StepDuration="3" StepRampTime="0" />

E aí é só mudar o que precisa.

Eu não tentei mudar a tag em si (e consequentemente mudar o padrão de carga do teste), mas se quiser mudar, depois me conta se funcionou ou não!

E boa sorte com seus testes de carga! Que RAM esteja com você! 😆

Uma mulher negra sorri faz joinha com as mãos enquanto o texto "Good Luck" aparece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *